sexta-feira, 16 de abril de 2010

(1992) Alpha - Primeiro computador pessoal de 64 bits.



O DEC Alpha, também conhecido como Alpha AXP, é um microprocessador de 64 bit construído na arquitetura RISC. Ele foi desenvolvido pela Digital Equipment Corporation (DEC).


(1990) RS 6000 - Primeira máquina superescalar.



O RS/6000 (sendo RISC Sistema/6000), agora Sistema p5, é o atual servidor e estação de trabalho de padrão RISC baseado em UNIX da linha de produtos da IBM.Anunciado em 1990, o RS/6000 substituiu o RT-PC. Esta família de servidores teve várias mudanças de nome durante a sua história. Ele era originalmente uma linha de estações de trabalho e servidores chamados RS/6000.


(1987) SPARC - Primeira estação de trabalho RISC baseada em SPARC.



SPARC (acrónimo para Scalable Processor ARChitecture, significa Arquitectura de Processadores Escaláveis) é uma arquitectura de processador desenvolvida pela Sun em 1985 baseada na arquitectura RISC.



(1985) Amiga - Computador projetado para competir com os computadores ATARI.



O Amiga foi uma família de computadores pessoais originalmente produzida pela empresa canandense Commodore, bastante popular na década de 1980 e na década de 1990. Estas máquinas destacaram-se pela excelência de seu Sistema Operativo e para a aptidão de funções Multimídia.



(1985) Atari ST - Um dos primeiros computadores domésticos usado para diversão.


O Atari ST é um computador pessoal que foi comercialmente disponível de 1985 até o começo da década de 90. Foi lançado pela Atari Corporation em 1985. O "ST" oficialmente significa "Sixteen/Thirty-two" (dezesseis/trinta e dois), que se refere aos 16-bit de barramento externo e 32-bit de barramento interno do 68000 da Motorola, que era o "coração" do aparelho.


(1983) Lisa - Primeiro computador pessoal com uma GUI (Graphic User Interface).



O Lisa foi um computador pessoal (PC) revolucionário lançado pela Apple Computer em 1983. Foi o primeiro PC a ter um mouse e uma interface gráfica. Essa interface foi inspirada nas estações de trabalho Xerox. A idéia por trás do Lisa era tornar os computadores mais fáceis de usar, aumentando assim a produtividade.



(1981) Osborne 1 - Primeiro computador portátil.



O Osborne 1 foi o primeiro microcomputador portátil comercialmente bem-sucedido, lançado em abril de 1981 pela Osborne Computer Corporation. Suas principais deficiências (além do peso) eram o diminuto monitor de vídeo de 5" e os acionadores de disquete de face simples, densidade simples, cujos disquetes não conseguiam conter dados suficientes para aplicações corporativas práticas.


(1981) IBM PC - Deu início à era moderna do computador pessoal.



O IBM PC™ (Personal Computer ou Computador Pessoal), foi a versão original e progenitor da plataforma de hardware dos "IBM PC compatíveis". Lançado em 12 de Agosto de 1981, o modelo original recebeu a denominação IBM 5150.A expressão "Personal Computer" ("Computador Pessoal") era de uso comum antes de 1981, e foi usada em 1972 para caracterizar o Alto do Xerox PARC. Todavia, devido ao sucesso do IBM PC, o que tinha sido um termo genérico passou a significar especificamente um microcomputador compatível com a especificação da IBM.


(1978) VAX - Primeiro superminicomputador de 32 bits.


(1974) Cray-1 - Primeiro supercomputador vetorial.


(1975) Altair - Primeiro computador de 8 bits de uso geral.


(1970) PDP-11 - Dominou os mincomputadores na década de 70.


(1965) PDP-8 - Primeiro minicomputador de mercado de massa (50 mil vendidos).



(1964) CDC 6600 - Primeiro supercomputador científico.



O CDC 6600 era um computador mainframe da Control Data Corporation, lançado inicialmente em 1964. E geralmente considerado o primeiro super computador bem sucedido, superando o seu predecessor mais rápido, IBM 7030 Stretch, em 3 vezes. Ele foi o computador mais veloz do mundo de 1964 até 1969, quando ele cedeu o título ao seu sucessor, o CDC 7600.



(1964) IBM 360 - Primeira linha de produto projetada como uma família.




Em 1958, Robert Noyce desenvolveu um processo de integrar circuitos eletrônicos em substrato de silício, técnica que veio permitir inicialmente que dezenas de transistores fossem colocados no mesmo CHIP(Circuitos integrados) capaz de realizar operações em nanosegundos.Esse circuito integrado foi lançado pelas empresas Fairchild Semicondutor e a Texas Instruments, localizadas no emergente Vale do Silício na região de Palo Alto e Stanford na Califórnia.
Esse evento de transição da 2ª geração para a 3ª geração pode ser marcado com o anúncio em 7 de abril de 1964 da família criada por Gene Amdahl, chamada System/360, o IBM 360, com seis modelos básicos e várias opções de expansão que realizava mais de 2 milhões de operação por segundo e cerca de 500 mil multiplicações. Esse fato tornou seus antecessores obsoletos.

(1963) B5000 - Primeira máquina projetada para uma linguagem de alto nível.




A Burroughs lançou o B5000 que tinha como objetivo rodar programas em ALGOL 60, uma linguagem de alto nível antecessora do Pascal.O projeto do B5000 incorporava várias características ao hardware com o objetivo de facilitar a tarefa de compilar programas. Com esse projeto começou a tomar corpo a idéia de que o software era peça importante do projeto de uma máquina.



Fonte:(http://markmail.org/download.xqy?id=vdybx3axmvph4wti&number=1 e http://www.cs.virginia.edu/brochure/new_images/b5500.gif)


(1962) 7094 IBM - Dominou a computação científica no início da década de 60.



Os primeiros computadores a se utilizarem totalmente de transistores foram o IBM 1401 e IBM 7094 que juntos, venderam mais de 10.000 unidades, reafirmando mais uma vez a demanda por um indústria mundial de computadores. Na época, além de serem gigantescos, os computadores usavam imensas unidades de fita magnética para o armazenamento de informações para uso posterior, além de sistemas de cartões perfurados, onde as informações que você queria passar para o computador eram marcadas através de perfurações feitas em cartões para a posterior leitura pelos computadores - processo extremamente demorado. Obviamente tais discos magnéticos ainda estavam longe de serem parecidos com os discos magnéticos como conhecemos hoje em dia.


(1961) 1401 IBM Máquina para pequenos negócios de enorme popularidade.



O computador IBM 1401 foi anunciado publicamente pela IBM em 1959. Construído nos USA era totalmente transistorizado e tinha uma capacidade memória base de 4.096 bytes com um ciclo de memória de 12 microsegundos. Ao IBM 1401 podiam ser acopolados leitores/perfuradores de cartões de 80 colunas, unidades de fita magnética, e uma impressora de caracteres que dispunha de uma cadeia metálica. Na cadeia metálica cada elo tinha aberto em alto-relevo um caracter. A cadeia deslocava-se a grande velocidade frente ao papel e a edição era garantida por martelos electromagnéticos que batiam a fita-tinta contra o papel. O conjunto ocupava uma sala com dimensões apreciáveis.

(1960) PDP-1 - Primeiro minicomputador (50 vendidos).



O engenheiro Kenneth Olsen fundou a "Digital Equipment Corporation" (DEC) que lançou no mercado o PDP-1 (Programmed Data Processor 1), o qual tinha 4096 palavras de 18bits e clock de 200KHz. A capacidade de processamento do PDP-1 era a metade do poder computacional do IBM 7090. Entretanto, o preço do PDP-1 era muito menor, na ordem de milhares de dólares. Assim, a DEC vendeu dezenas dessas máquinas, dando origem à indústria dos minicomputadores. Foi a primeira máquina que ficou conhecida como minicomputador.


(1952) IAS - A maioria das máquinas atuais usa esse projeto.



Computador do Instituto de Estudos Avançados (IAS) de Princeton feito por John von Neumann e seus colaboradores.

(1951)Whirlwind - I M.I.T. - Primeiro computador de tempo real.



O computador Whirlwind foi desenvolvido no M.I.T. (Massachusetts Institute of Technology). Foi o primeiro computador a operar em tempo real, usava monitores de video, e era o primeiro a não ser simplesmente uma substituição eletronica de sistemas mecãnicos mais antigos.

(1949) EDSAC - Wilkes Primeiro computador com programa armazenado.



EDSAC (Electronic Delay Storage Automatic Calculator) foi um dos primeiros computadores fabricados no Reino Unido.



Fonte(http://pt.wikipedia.org/wiki/EDSAC e http://www.princeton.edu/~mike/articles/histories/edsac.jpg)


(1946) ENIAC - Eckert/Mauchley - A história moderna dos computadores começa aqui.




O ENIAC (Electrical Numerical Integrator and Calculator) foi o primeiro computador digital eletrônico de grande escala. Criado em fevereiro de 1946 pelos cientistas norte-americanos John Eckert e John Mauchly, da Electronic Control Company. O computador pesava 30 toneladas, media 5,50 m de altura e 25 m de comprimento e ocupava 180 m² de área construída. Foi construído sobre estruturas metálicas com 2,75 m de altura e contava com 70 mil resistores e entre 17.468 e 18.000 válvulas a vácuo ocupando a área de um ginásio desportivo. Segundo Tom Forester, quando acionado pela primeira vez, o ENIAC consumiu tanta energia que as luzes de Filadélfia piscaram.

(1944) Mark I - Primeiro computador norte-americano de uso geral.



O ASCC (Automatic Sequence Controlled Calculator), chamado de Mark I pela Universidade de Harvard, foi o primeiro computador digital automático de larga escala desenvolvido nos Estados Unidos da América. Ele foi construído em 1944 num projeto da Universidade de Harvard em conjunto com a IBM.

(1943) COLOSSUS - Primeiro computador eletrônico.



Na metade da década de 30, dois grupos de estudiosos, em lados opostos do Atlântico, começaram a trabalhar no projeto que levou ao computador moderno. Um membro chave do primeiro grupo era o matemático inglês Alan Turing, que publicou um trabalho de grande influência em 1936. Neste trabalho teórico Turing descreveu um computador universal, com os tipos de problemas para os quais poderia ser usado e a possibilidade de que as máquinas poderiam ensinar a si mesmas através de um processo de tentativa e erro. A teoria de Turing foi transformada em prática, quando ele ingressou no Serviço de Inteligência Britânico e começou a trabalhar na construção de um computador, que seria usado para decifrar os códigos inimigos durante a Segunda Guerra Mundial. Enquanto isso, nos Estados Unidos, Howard Aiken, da Universidade de Harvard, começara a construir uma enorme calculadora eletromecânica com a ajuda da International Business Machines Corporation. Estes dois esforços resultaram nos dois primeiros computadores verdadeiros, o Colossus, britânico, e o ASCC - Americam Automatic Sequence Controlled Calculator (também chamado de Mark I).


(1936) Z1 Zuse - Primeira máquina de calcular com relês.




O Z1 era uma unidade aritmética mecânica, desenvolvida por Konrad Zuse, apartir de 1934 e destruído durante a Segunda Guerra Mundial. Antes da guerra era denominado V-1 (Versuchs modell-1), Zuse mudou seu nome, após o fim da guerra, para Z1 a fim de evitar confusões com a denominação dos foguetes desenvolvidos pelo seu amigo Werner von Braun. Embora eletro-mecânico, era digital (usava o sistema de numeração de base 2). Sua programação era limitada e as instruções eram passadas através de cartão perfurado. O único componente elétrico do Z1 era um motor que servia para gerar um sinal de clock mecânico de um hertz. Tinha a maioria dos elementos de arquitetura do modelo Z3, entretanto, por causa de problemas mecânicos não teve utilidade prática.


(1834) Máquina Analítica - Primeira tentativa de construir um computador digital.



O engenho analítico, um passo importante na história dos computadores, é o projecto de um computador mecânico moderno de uso geral, feito pelo professor de matemática britânico Charles Babbage. Computadores de uso geral, logicamente comparáveis ao engenho analítico, só iriam surgir, de forma totalmente independente da pesquisa de Charles Babbage, cerca de 100 anos mais tarde.Alguns acreditam que as limitações tecnológicas da época constituíam-se num obstáculo adicional para a construção da máquina; outros acreditam que a máquina poderia ter sido construída com sucesso, mesmo usando a tecnologia da época, se houvesse obtido um forte apoio financeiro e político. Em todo caso, a máquina seria enorme e extremamente cara.



Fonte: